A operação que abalou Itaara, e a briga fratricida

Jaqueline Silveira

A operação que abalou Itaara, e a briga fratricida

Itaara amanheceu na quinta-feira (17) com o Ministério Público na prefeitura e na Câmara de Vereadores, além de residências. E mais: ainda no começo da manhã, os habitantes descobriram que o prefeito Silvio Weber (PSB) não despacharia mais na sede do Executivo pelos próximos seis meses – isso se seus advogados não conseguirem reverter o afastamento ao longo das investigações. A medida judicial foi determinada pela 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça a pedido do MP. Como o chefe do Executivo tem foro privilegiado ou prerrogativa de função, o caso é tratado no TJ.

O Ministério Público aponta um suposto direcionamento de licitações, o que teria resultado em um desvio de mais de R$ 471 mil aos sofres municipais. Weber nega as irregularidades e alega perseguição política para o denuncismo e seis CPIs no Legislativo. O fato é que o MP seguirá as investigações e terá, futuramente, uma conclusão, seja qual for.

Mas o que é certo é que a bela e aconchegante Itaara e, por tabela, seus habitantes, estão submetidos a uma briga política fratricida. Weber e Zimmermann são do mesmo partido, mas são ferrenhos adversários políticos. A disputa é tamanha que o MP investiga um roubo na casa do presidente, e Weber é apontado como suposto “autor intelectual”, já que Zimmermann teria em computadores provas que o incriminariam. A vice, Tita Desconzi, também é do PSB, é não teria boa relação com o prefeito e nem participaria das decisões do Executivo.

Independentemente do desfecho das investigações, que envolvem suposto desvio de recurso público, o que é sempre lamentável, é preciso que os políticos pararem com a guerra. Não pode a população ser prejudicada pela rivalidade política. Pode ser que a operação do MP também tenha um caráter pedagógico, além de mostrar que está bem atento ao que acontece na administração do município.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo de transição vai propor revogação dos decretos de armas Anterior

Governo de transição vai propor revogação dos decretos de armas

Jovem é executada a tiros na frente de residência em Cruz Alta Próximo

Jovem é executada a tiros na frente de residência em Cruz Alta

Geral